quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto de Sociologia - Formas de Alienação

Existem diversas formas de Alienação, por exemplo:

Alienação em Psicologia: Que é quando o individuo se fecha no seu mundo interior, pois, seu mundo exterior está fragilizado.

Alienação em Antropologia: Quando uma nação está subordinada a outra.

Alienação em Filosofia ou Política: Essas formas de alienação estão voltadas ao poder, tanto no trabalho, quanto no poder.

Alienação e Sociologia ou Comunicação: Alienaçãoem massa pelos meios de comunicação em massa, por exemplo: Tv, Rádio, Internet, entre outros...

Dois autores são importantes para entender os conceitos de Alienação: Marx e Durkheim.

O indivíduo alienado é aquele que se submete aos valores e instituições que o cerca. Submete-se cegamente sem haver um questionamento.

Alienação seria um problema de legitimidade do controle social, um problema de poder. Ela torna o indivíduo separado da sociedade e, para Marx, quando o indivíduo aliena-se da sociedade ele aliena-se de si mesmo.

Hoje em dia temos vários motivos que alienam, entre eles estão: religiões, partidos políticos, comunicação de massa entre outros.

Portanto, para nos proteger contra esse mal, devemos nos prevenir, tendo um senso crítico e ficando atento ao que tentam nos impor a cada dia que passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário